sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Metodo da cordenação motora e matemática ativa.


A coordenação motora é a capacidade do cérebro de equilibrar os movimentos do corpo, mais especificamente dos músculos e das articulações. Pode-se verificar o desempenho motor de uma pessoa através de sua agilidade, velocidade e energia.

A coordenação motora é dividida em:

Coordenação motora grossa ou geral que visa utilizar os grandes músculos (esqueléticos) de forma mais eficaz tornando o espaço mais tolerável à dominação do corpo.

Coordenação motora fina que visa utilizar os pequenos músculos de forma mais eficaz tornando o ambiente controlável pelo corpo para o manuseio de objetos.

O equilíbrio está diretamente ligado à audição, pois a estrutura responsável por nos manter equilibrados se encontra junto ao ouvido humano. O sistema vestibular ou labirinto, formado pelo utrículo, sáculo e canais semicirculares, apesar de se encontrar no ouvido não atua na audição e sim no equilíbrio. Para atuar utiliza as células sensoriais (esterocílio) que existem em seu interior que são ativadas quando há movimentação no corpo e essas enviam mensagens ao sistema nervoso sobre a mudança de posição e a percussão que é ação de emitir o som da matéria prima age diretamente neste desenvolvimento humano.

Nenhum comentário: